Atualizado em dezembro de 2019
Se tem uma coisa que você vai fazer bem no Espírito Santo é comer! Aliás, nunca vi um destino brasileiro tão completo! Tem praia, tem montanha, cachoeira e até friozinho depois de dirigir alguns poucos quilômetros.
É tanta coisa gostosa que temos que provar mesmo! Definitivamente, conhecer os sabores dos destinos que visitamos torna nossa viagem ainda mais completa, não acham?!
Então, simbora conhecer algumas delícias dessa nossa experiência. Mas antes dá uma olhada no nosso TOP 7 das melhores praias de Guarapari! 🙂
O QUE COMER NO ESPÍRITO SANTO
#1 Moqueca Capixaba
Carro chefe do estado. Não tem como falar em Espírito Santo e não falar na danada da moqueca que ganhou até dia exclusivo no calendário capixaba.

Assim, no dia 30 de setembro, teremos mais um motivo para visitar o estado e participar de festivais que ensinam o preparo e nos permitem provar dessa delícia.
Criou-se até uma rivalidade divertida com a moqueca baiana em virtude da frase do Cacau Mojardim que diz que “Moqueca, só capixaba, o resto é peixada”.
Onde comer | Restaurante Atlântica (Itaparica/Vila Velha) e Restaurante Gaeta (Meaípe/Guarapari)
#2 Moquequinha de banana da terra
Uma variação da moqueca capixaba só que utilizando banana da terra e num tamanho menor. Quase sempre, a moquequinha de banana vem acompanhando a moqueca capixaba.

Eu, que adoro pratos preparados com banana, fiquei triste por ela ser uma simples acompanhante. Começando a campanha ‘moquequinha de banana tamanho gigante, já’!
Onde comer | Restaurante Atlântica (Itaparica/Vila Velha) e Restaurante Gaeta (Meaípe/Guarapari)
#3 Torta Capixaba
Foi a primeira vez que provei esse prato tipicamente capixaba, consumido, sobretudo, na Semana Santa.

É bem diferente do que imaginei. Ao olhar, pensamos em algo denso mas ela é super aerada. Tive a sorte de provar uma das melhores, preparada pelo Chef André Cicilioti, no Restaurante Pedra da Paquera.
Provei também a clássica, preparada no Restaurante Gaeta pelo Nhozinho Ribeiro, ou seja, demorei a provar mas agora fiquei expert! 🙂
Onde comer| Restaurante Pedra da Paquera e Restaurante Gaeta
#4 Torta de Coco Gaeta
Para que ama sobremesa não pode deixar de provar. É bem levinha! Depois de uma moqueca capixaba é uma excelente pedida.

Onde comer | Restaurante Gaeta (Meaípe/Guarapari)
#5 Camarão no Coco
Tem que provar! É tipo aquela coisa tão boa que você não consegue explicar. Mas pela foto dá pra sentir do que estou falando, né?

Onde comer| Restaurante Atlântica, Praia de Itaparica, Vila Velha.
#6 Bobo de Camarão
“Ah, mas bobo de camarão eu como em todo lugar!” Isso porque você ainda não provou o preparado pelo Chef Gilson Surrage.
Tive o prazer (dos grandes!) de prová-lo no Encontro de Blogueiros Pocando no ES (2ª Edição), quando desfrutamos também da paella, feita pelas mesmas mãos abençoadas, rs…
Onde comer| No Balneário de Iriri, preparado pelo Campeão do prêmio Dolmã, chef Gilson Surrage.
#7 Paella a Marinera
Mesmo não sendo prato típico da gastronomia local, deixo aqui na lista pelo simples fato de ser um sucesso do Balneário de Iriri.
Preparada cuidadosamente pelas mãos do Chef Gilson Surrage, esse prato é de um tempero e textura que só provando, meu povo! Deixo que a foto fale por si.
Quem ama frutos do mar, como eu, deve estar sentindo até o cheiro.

Onde comer| No Balneário de Iriri, preparado pelo Campeão do prêmio Dolmã, chef Gilson Surrage.
#8 Picolé de abóbora com coco
Oi? Abóbora com coco? Picolé? Sim, querido leitor. E já vou adiantando que é uma delícia!
Fui apresentada a essa iguaria na Praia de Castanheiras e simplemente, amei. Prova e depois me conta.

Onde comer | Na orla, no moço do carrinho. Esse foi 2 reais!
#9 Chocolates
Como falar em Espírito Santo e não falar em chocolate. Como?!
Tive a chance de provar alguns dos mais especiais, preparados com muito amor pela Flávia Gama da Chocolateria Brasil, que é de enlouquecer qualquer amante de chocolate.
São brigadeiros, bolos, sorvetes, ovos de páscoas com sabores exclusivos, tortas e tudo que sua imaginação desejar.

Onde comer | Chocolateria Brasil, que além de produzir doces saborosíssimos, ainda conta com um ambiente pra lá de charmoso!

#10 Doce de Jaca Cristalizado
Jaca é aquela coisa… ou você ama ou você detesta. No meu caso, é amor! E, em respeito aos que a amam também, não poderia deixar de indicar o doce de jaca cristalizado.
Ele deve ter em torno de 15 centímetros, chapiscado com açúcar cristalizado e com aquela textura que derrete na boca.

Onde comprar | Nas doceiras que andam por todos os lados, carregando um tabuleiro cheinho de gostosuras, sobretudo em Guarapari.
É gente, ficamos por aqui, já ressaltando que ir para o Espírito Santo, além da garantia de conhecer lugares lindos, engordar uns quilinhos também pode vir a acontecer, rs…
Onde se hospedar no Espírito Santo
Em Anchieta ficamos hospedados no Hotel Espadarte, em Guarapari ficamos hospedados na Pousada Orquídea Café (review aqui) e em Vitória ficamos no Ibis Praia Camburi.
Contudo, há outras excelentes opções no Booking sem pagamento antecipado e sem taxa de cancelamento.
Pesquise outras opções aqui ou, se preferir, utilize a caixa abaixo e já faça uma simulação para comparar os preços e ter acesso a avaliações de quem já se hospedou.
Vale a pena alugar um carro no Espírito Santo
Como as distâncias são bem pequenas, percorrer o Espírito Santo de carro é uma experiência muito tranquila! Saindo de Guarapari dá para passar por outras praias até chegar a Vitória e Vila Velha.
A Rentcars oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!
Mais dicas do Espírito Santo
TOP 7: as melhores praias de Guarapari!
Domingos Martins: um pedacinho da Alemanha nas montanhas capixabas!
Onde se hospedar em Vitória do Espírito Santo!
Domingos Martins: onde se hospedar em Pedra Azul!
IMAGEM PARA SALVAR NO PINTEREST
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODOS OS NOSSOS PAINÉIS
Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
PINTEREST | TWITTER
Foto Capa | Cris Andrade
leo
outubro 21, 2020aqui a comida e muito boa mas o preço e salgado demais.. infelizmente exploram o turista nao o turismo…..
Edvander Araújo
março 14, 2018Sou capixaba e tenho certeza que a comida do ES é muito boa! A comida do Brasil é! O ES é um estado muito doido: Norte do ES: as praias tem águas mornas, Itaunas e outras localidades lembram o Nordeste, faz muito calor, comunidades quilombolas. Litoral: praia, calor, praia, calor, praia e mais calor! Sul: -14 graus! Sim, no Pico da Bandeira já fez isso, infelizmente eu não estava lá! Só peguei -8 graus, que pena! As cidadea do sul, no inverno, ja fez ate 02 graus positivos, região do Caparaó com águas cristalinas. Montanhas: lindas cidades de montanhas (ex: Domingos Martins e Santa Teresa), imigração europeia fortíssima nessa região, festas de imigrantes, o turismo de montanha com aquele friozinho gostoso vem crescendo muito, principalmente na Pedra Azul. As montanhas do noroeste (Pancas e Águia Branca) são lindas! Etinias: aqui tem comunidades quilombolas, comunidades indígenas, descendentes de europeus e outros (turcos, libaneses, italianos, alemães, pomerano, suíços, etc). Amo muito o ES!
Viajante Comum
março 15, 2018E se eu já amava, agora, depois desse seu comentário lindo, amo ainda mais! 🙂
Sofia
maio 26, 2017Delícia de post! Eu até sonho com a moqueca capixaba e com o camarão no coco.
Carlos Alberto Rocha
maio 4, 2017Eu ainda tenho que provar esse Camarão no Coco e a Moquequinha de Banana da Terra! Moro no ES e você acredita que eu nunca comi?
Viajante Comum
maio 4, 2017Nãoooooo me diga issooo! Pelo amor! Coloque no primeiro lugar da lista! rs…
Monday Feelings
abril 29, 2017A gastronomia capixaba tem se tornado minha motivação número um para visitar o ES! hahaha
É um prato mais lindo do que o outro. Frutos do mar lá são baratos? É como camarão em Natal por exemplo? Ou é o mesmo preço das coisas do Rio. 🙂
Viajante Comum
abril 29, 2017Não chega a ser barato como em alguns lugares do nordeste mas é bem mais em conta que os demais estados da região sudeste!Abração!
Flávio Borges
abril 29, 2017Quanta coisa gostosa! Pra quem não tinha motivos pra conhecer o Espirito Santo, agora tem 10!
Confesso que fiquei muito curioso pra saber como é o doce de jaca cristalizado! Deve ser muito bom!
Um abraço!
Juliana Moreti (turistando.in)
abril 28, 2017Eu queria muito ter participado deste encontro, ainda mais com todas essas gostosuras para engordar.. digo, provar!
Amei a torta capixaba e fiquei morrendo de vontade de provar o Camarão no Coco…. Agora, a Paella…. mamma mia!!!!
To salivando!!!!
cwrgutierrez
abril 28, 2017Hummmm que delicia eu adoro uma muqueca capixaba, é um dois melhores pratos típicos do Brasil.
Keul Fortes Ana Raquel
abril 28, 2017Nossa… Que post é esse?! Babando! hahaha.. Adorei essa viagem! Acompanhei tudo nos stories <3 Preciso conhecer o ES!
Patricia
abril 27, 2017Esse camarão no coco ganhou meu coração (e meu estômago). Melhor coisa do mundo!
Viajante Comum
abril 28, 2017Estava pensando nele hoje… rs…
espiandopelomundo
abril 27, 2017É muita gostosura reunida em um texto só! Estou com água na boca! O picolé de abóbora com coco até hoje me tenta! A moqueca capixaba, nunca provei (sou fã da baiana), mas este é um equívoco que tenho que corrigir antes de morrer.
A torta capixaba parece nossa fritada. Se for, eu amo de coração e paixão! 🙂
Zudi Dadalt
abril 27, 2017Que post delicioso! Quando estive em Vitória, provei a moqueca capixaba. Adorei, pedi a receita e sempre tento reproduzir aqui em casa. Agora tenho que voltar para provar as outras delícias.
Viajante Comum
abril 27, 2017Volta mesmo! 🙂
Rosimara Marinho a Mara
abril 27, 2017Aí que delícia esse post!! Já quero provar novamente todos os pratos, salgados e doces….amo demais minha terra. A gastronomia capixaba é maravilhosa.
Viajante Comum
abril 27, 2017Maravilhosa e acabou de ganhar mais uma fã! Como pude viver tanto tempo sem saber disso! 🙂
Paula Abud
abril 27, 2017Nossa, salivei horrores com esses pratos, quero experimentar todos e pra ontem, comofaz? kkkk.
Como os pratos capixabas são bonitos né? Achei as apresentações a coisa mais linda, dá uma vontade danada de comer tudo, e esse picolé diferentão? AMEI!!
Beijos.
Emilia Brito
abril 27, 2017Nossa, ler este post só deu saudades destas delícias!!!!!
Viajante Comum
abril 27, 2017Também tenho saudades… tipo, todo dia! rs…
polianacardozo
abril 27, 2017Gente, você tem muita razão: se come muito bem no ES, a comida de lá poca! 🙂
E além do mais eu sou uma fã da moqueca! Nhammmmm
Amei seu post, abriu o apetite por aqui. Hehehe
Viajante Comum
abril 27, 2017E cê acredita que fui descobrir isso há poucos dias?! Virei fã! 🙂
Alessandra Fratus
abril 27, 2017Hmmmm. Deu água na boca aqui. Fiquei sabendo que este encontro e essas delícias fizeram muito sucesso! Acompanhei tudo pelas redes! Gostei de ver o Tô Pensando em Viajar por aqui! ;)! Beijos.
Viajante Comum
abril 27, 2017Enquanto tínhamos notícias que você está ficando em forma e fotografando, lá estávamos nós, só engordando…rs… Volta lá! Vai amar! 🙂
deivsonsantana
abril 25, 2017Socorro! Aguei aqui. O camarão no coco é maravilhoso, né?!
Viajante Comum
abril 25, 2017m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!!