Atualizado em junho de 2022
O Buda gigante, localizado no estado do Espírito Santo, é a segunda maior escultura de buda no mundo e passou a ser um dos principais pontos turísticos do estado do Espírito Santo.
Por estar tão perto da capital Vitória, é um passeio que não pode faltar na ocasião da sua visita ao estado.
Assim, preparamos esse post para responder as principais dúvidas de quem pretende visitar o Buda Gigante, com dicas de como chegar, horários, valores, pontos de apoio e curiosidades! Bora lá!
BUDA GIGANTE NO ESPÍRITO SANTO: onde fica, como chegar e dicas para visitar!
#1 Onde fica o Buda Gigante no Espírito Santo
A maior imagem já esculpida de Buda no Ocidente está localizada no município de Ibiraçu, norte do Espírito Santo, a cerca de 70km da capital Vitória.
A escultura fica no Mosteiro Zen Morro da Vargem, o primeiro mosteiro budista do Brasil e da América Latina, às margens da BR-101.
#2 Como chegar ao Buda Gigante
Você pode ir de ônibus, carro próprio ou alugado ou, ainda, com uma excursão bate e volta.
DICA VC1: Para quem vai por conta própria, o endereço exato é Rodovia BR-101 Norte Km 219, s/nº, Ibiraçu, Espírito Santo. Veja abaixo o trajeto pela BR-101, partindo da praia de Camburi, em Vitória.
+ Veja aqui ofertas para alugar seu carro com desconto!
DICA VC2: Caso opte por um receptivo, a empresa que faz esse trajeto é a Capixaba Turismo. Atualmente (mai/22), o passeio bate e volta custa R$80.
DICA VC2: Caso opte por fazer o trajeto de ônibus, veja os horários disponíveis no site da viação Águia Branca. A passagem custa em torno de 30 reais, o trecho.
#3 Qual a altura do Buda Gigante de Ibiraçu
O monumento do Buda mede 35 metros de altura sem considerar o pedestal. Para você ter uma ideia, o Cristo Redentor localizado no Rio de Janeiro mede 30 metros (sem considerar o pedestal).
O Buda de Ibiraçu pesa aproximadamente 350 toneladas e foi esculpido em concreto, aço e ferro.
+ Onde ficar em Vitória do ES na praia de Camburi!
#4 Como visitar o Buda Gigante em Ibiraçu
Para visitar o Buda Gigante basta entrar na Praça passando pelo portal Torii.
Lá, além do Buda Gigante e de outros 15 budas menores e enfileirados, o espaço também conta com alguns jardins contemplativos e super bem cuidados. Aliás, todo o espaço demonstra um zelo ímpar.
DICA VC: Caso bata aquela fome, também há uma lanchonete dentro da praça (Lanchonete Parada Ibiraçu) que também conta com banheiro.
+ Balneário de Iriri (ES): o que fazer, praias e pousadas!
#5 Qual o horário de funcionamento para visita
Como o Buda Gigante fica na Praça Torii, às margens da BR 101, a visitação é possível a qualquer hora do dia ou da noite, durante toda a semana.
+ Melhores praias de Guarapari, no Espírito Santo!
#6 Quanto custa para visitar o Buda Gigante
A visitação ao Buda Gigante é gratuita a qualquer dia e horário.
+ Receita da moqueca capixaba do Restaurante Gaeta!

#7 É possível também visitar o mosteiro
Além de visitar o Buda Gigante e as demais atrações da Praça Torii, também é possível a visitação às instalações do Mosteiro Zen Morro da Vargem.
Essa visitação ocorre aos domingos e o acesso deve ser feito entre 8h e 10h da manhã.
#8 Quanto custa para entrar no Mosteiro Zen Morro da Vargem
A entrada custa o valor de $15 reais a título de taxa de manutenção (pagamento em dinheiro).
Vale lembrar que grupos a partir de 10 pessoas apenas mediante agendamento. Veja aqui informações completas.
Para finalizar, quem tiver curiosidade de ver como foi a Cerimônia de Abertura de Olhos (uma espécie de ritual que torna a imagem sagrada), realizada online diretamente do Japão pelo Abade do Mosteiro-matriz de Eiheiji, Minamizawa Zenji (posição equivalente ao Papa na religião católica), basta clicar aqui!
Esperamos que essas dicas te ajudem a visitar o Buda Gigante no Espírito Santo porque é um passeio que vale muito a pena.
E, caso esteja buscando mais informações sobre o Espírito Santo, só acessar aqui: Dicas do Espírito Santo: Vitória, Guarapari, Anchieta, Iriri e mais!
Klécia
junho 26, 2022Ahh que lugar lindo! Eu só vi de longe na estrada, mas sou doida pra parar um dia! E já aviso que quero fazer váaaaarias fotos lindas como essas suas 😀 Perfeitaaaaa
Cynara Vianna
junho 26, 2022Eu não sabia que o Buda Gigante do ES era a segunda maior escultura do Buda no mundo, impressionante. Agora entendo melhor porque tenho visto tantas menções sobre ele como um ponto turístico imperdível.
Ana Paula
junho 26, 2022Ainda não conheço o Espirito Santo, mas com certeza visitarei esse Buda Gigante, que incrível.
Carol
junho 13, 2022Nossa, não fazia ideia que a segunda maior escultara do Buda fica aqui no Brasil! Já quero conhecer, valeu pela dica
Viajante Comum
junho 23, 2022Também fiquei impactada com essa informação que obtive em A Gazeta do Es.
Suriàn
junho 12, 2022Que lindo este Buda de Ibiracu! Ja quero conhecer. Não sabia que o segundo maior Buda do mundo estava no Brasil. Achei que os maiores eram na Tailândia. Que show!
Viajante Comum
junho 23, 2022Pois é! Fiquei tão cabreira e procurei em várias fontes locais e jornais como G1 e todos confirmaram essa informação!
Ruthia Portelinha
junho 12, 2022Que lindo é o Buda Gigante do Espírito Santo. E ver vc na base, percebe-se como é majestoso: maior que o Cristo Redentor, caramba! Parece que visitaram num dia tranquilo, não se vê muitos turistas nas fotos. É sempre assim? Fiquei bem curiosa em relação ao interior do mosteiro também.
Viajante Comum
junho 23, 2022Era uma quarta-feira! Acredito que aos finais de semana é bem mais movimentado!
Patrícia
junho 12, 2022Que local incrível. Fiquei cheia de vontade de conhecer