MENU

Search
Close this search box.

MONTE VERDE MG: melhor época, como chegar, quantos dias ficar e dicas!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Monte Verde, distrito localizado na Serra da Mantiqueira, é um dos lugares mais lindos do estado de Minas Gerais e que, certamente, deveria entrar em seu roteiro a qualquer hora dessas.

Assim, preparamos 13 dicas para quem está organizando uma viagem para Monte Verde MG, com informaçoes gerais de como chegar, pousadas, melhor época para conhecer, quantos dias ficar, passeios e mais!

MONTE VERDE MG: onde fica, como chegar,  melhor época para visitar, pousadas e muitas dicas!

#1 Onde fica Monte Verde

Monte Verde é um distrito localizado na cidade de Camanducaia, na Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais.

O distrito combina atrações para gostos variados. Assim, se você busca um lugar romântico e com ótima gastronomia para curtir a dois  ou se busca um pouco de turismo de aventura, Monte Verde não vai decepcionar em nenhuma das hipóteses.

+ O que fazer no Rio de Janeiro na primeira visita!

#2 Como chegar a Monte Verde 

Partindo das principais capitais dos arredores (Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte), é possível alugar um carro e seguir viagem para Monte Verde.

Em relação as distâncias, vale lembrar que por conta da sua localização, o distrito está mais próximo a São Paulo que de Belo Horizonte e Rio de Janeiro:

Rio de Janeiro – Monte Verde | 530km

Belo Horizonte – Monte Verde | 480km

São Paulo – Monte Verde | 162km

A partir de outras cidades do país, a melhor escolha é pegar um voo até São Paulo e desembarcar, de preferência, no Aeroporto de Guarulhos.

E, a partir de lá, alugar um carro, contratar um transfer ou pegar um ônibus até Camanducaia.

Pesquise aqui ofertas de aluguel de carro para Monte Verde!

DICA VC1: Caso vá de ônibus, desembarcando em Camanducaia, município onde está localizado o distrito de Monte Verde, você ainda terá que pegar outro transporte para percorrer mais 30km.

DICA VC2: Saindo de outras capitais, também é possível desembarcar em Campinas e pegar 180km de estrada. Não deixe de verificar essa opção pois às vezes o voo para o Aeroporto de Viracopos está mais em conta.

Veja abaixo o trajeto de carro de Campinas (SP) para Monte Verde.

+ Buda Gigante (ES): Onde fica, como visitar, horários e dicas!

#3 Como chegar a Monte Verde saindo de São Paulo

No nosso caso, partimos de Brasília, desembarcamos em São Paulo (GRU) e pegamos um carro que alugamos previamente após fazer uma comparação de preços em diversas locadoras no site da Rentcars.

A partir do Aeroporto de Guarulhos, seguimos pela BR-381 até o município de Camanducaia. Em seguida,  percorremos mais 30km até a nossa pousada.

O trajeto inteiro durou aproximadamente 2h40min e passamos por dois pedágios ao longo do trajeto. Dá uma olhada no mapa abaixo: 

+ Jardim Botânico de Brasília: Café da manhã rodeado pela natureza! 

#4 Onde ficar em Monte Verde

Em Monte Verde, você pode optar por ficar no centrinho da vila ou nos arredores.

Ficar no centrinho é ideal para quem está sem carro, pois poderá passear pela Avenida Monte Verde e ir a lojinhas, bares e restaurantes a pé.

Contudo, há pousadas muito aconchegantes distantes do centrinho e que valem muito a pena. Nesse caso, você necessitará de carro próprio ou táxi para se locomover.

Pesquise aqui pousadas em Monte Verde (centrinho e arredores)!

#5 Quantos dias ficar 

Vale a pena reservar ao menos um final de semana para curtir o aconchego de alguma ótima pousada (veja opções na dica #13), passear bastante pelo centrinho e curtir a gastronomia local.

Ficando 3 ou 4, você poderá curtir as trilhas, parques e atividades diferentes, a exemplo das oferecidas pela Fazenda Radical (arvorismo, tirolesa, quadriciclo etc).

#6 Qual a melhor época para visitar 

Assim como Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG) é famoso por ser um destino de inverno.

Portanto, esse é o período que a região fica mais movimentada e com praticamente todas as atrações funcionando.

Esse também é o período com valores mais elevados de hospedagem, alimentação e passeios. Assim, já se antecipe na reserva da sua pousada. Veja aqui várias opções.

+ O que fazer em Campos do Jordão: 10 melhores passeios para um fim de semana!

#7 Quando ir 

Os meses de junho, julho e agosto são os mais frios, com possibilidade mínima de chuvas. São também os meses mais buscados, sobretudo o mês de julho quando ocorrem alguns festivais. 

O mês de maio é uma boa opção para quem quer curtir o friozinho pois as temperaturas já estão bem baixas.

Em relação às chuvas, a maior probabilidade é de setembro a março. A partir de dezembro, principalmente janeiro e fevereiro, as chuvas passam a ser mais constantes.

Então, para fugir das chuvas cogite algo entre abril e setembro. Contudo, vale sempre a pena dar uma olhada na previsão pois pode acontecer de ocorrer um fenômeno metereológico incomum. 

+ 10 lugares para viajar no Brasil: Destinos imperdíveis!

#8 Comprinhas

Para quem curte fazer uma comprinhas, sobretudo de queijos, compotas, vinhos, chocolates, geleias, embutidos e roupas de frio, o lugar ideal é o centrinho de Monte Verde, sobretudo a sua avenida principal.

+ Wine Garden Miolo na Serra Gaúcha: Um fim de tarde perfeito!

#9 Monte Verde ou Campos do Jordão

Quando comparamos as duas principais cidades da Serra da Mantiqueira, bate a dúvida cruel de qual escolher, sobretudo quando não moramos numa localização privilegiada como São Paulo que está a menos de 180km de ambos os destinos.

Se você busca um lugar menorzinho e mais intimista, Monte Verde é a melhor escolha. Campos do Jordão é um pouco maior e com um movimento mais considerável.

Embora, na alta estação, ambas as localidades fiquem bem lotadas, pois o turismo de inverno é muito forte em todas elas.

Por ser maior, Campos do Jordão possui uma maior oferta gastronômica e hoteleira mas, em contrapartida, se mostra mais cara que a concorrente mineira nesses quesitos.

roteiro campos do jordao

De qualquer forma, seja qual for a sua escolha, vale a pena se organizar com antecedência, sobretudo se sua visita for durante a alta estação.

+ Pousadas e Hotéis em Canela, Serra Gaúcha: melhores opções, valores e dicas!

#10 Como se locomover em Monte Verde

A melhor maneira de se locomover pela região é de carro.

Se você ficar hospedado nos arredores da avenida principal (Avenida Monte Verde), você conseguirá passear no centrinho, ir a lojinhas, bares e restaurantes a pé.

Assim, estando sem carro, observe bem a localização da sua hospedagem (veja opções no item #13) para não precisar caminhar muito para chegar a avenida principal.

Alugue seu carro em Monte Verde com desconto! Aqui!

#11 Onde comer em Monte Verde

O que não falta são ótimas opções para apreciar a gastronomia.

Portanto, aproveite para conhecer vários lugares para apreciar a culinária local. Há opções para todos os gostos e, a maioria delas, está localizada na avenida principal.

Seguem algumas sugestões:

  • Mont Vert “A Casa do Fondue”
  • Villa Donna Bistrô
  • Dona Mucama
  • Paulo das Trutas

#12 O que fazer em Monte Verde

Entre as principais atividades para se fazer no distrito, além de curtir as ótimas pousadas, é apreciar a gastronomia (fondues, chocolates, cervejas artesanais, vinhos etc.) e passear pelo centrinho (sobretudo se você vai ficar apenas um final de semana).

Contudo, com um pouco mais de tempo, vale a pena explorar um pouco mais, fazendo alguma trilha (Trilha da Pedra Redonda, Trilha do Pinheiro Velho, Trilha do Pico do Selado, Trilha do Platô, Trilha Chapéu do Bispo e a Trilha da Pedra Partida), curtindo as atividades na Fazenda Radical (arvorismo, tirolesa, passeio de quadriciclo…) ou passeando no Oschin Parque.

DICA VC1: Das trilhas citadas, as únicas em funcionamento no momento são a Trilha da Pedra Redonda e a pequena Trilha do Pinheiro Velho que possui 800m.

DICA VC2: Oschin Parque está aberto todos os dias a partir das 10h, exceto terças-feiras.

#13 Pousadas em Monte Verde

No quesito hotéis e pousadas, há opções para vários orçamentos. 

A oferta é bem generosa, seja para quem busca um hotel bem localizado na área central quanto para quem quer ficar mais perto das montanhas, num cantinho mais romântico.

Abaixo deixo algumas sugestões mas veja aqui várias opções com preços!

Na Avenida Monte Verde | Pousada D’avilas, Pousada Suiça Mineira Centro, Pousada Avenida, Pousada Posto Monte Verde e Chalés Lanelli

Nas proximidades da Avenida Monte Verde | Pousada Oliveri, Pousada Bem-te-vi, Alas De La Sierra e Pousada Dona Bendita

Opções ideais para uma comemoração a dois | Pousada Cantos e Contos, Pousada Carícia do Vento, Pousada Spa Mirante da Colyna, Villa Monte Verde e Estalagem Wiesbaden

Simples e confortáveis | Pousada Girassol, Chalé Villa do Valle e Pousada Ana Terra

E, caso nenhuma das opções atenda ao seu perfil, simule suas datas no quadro abaixo para ver outras ofertas!



Booking.com


CLIQUE NA IMAGEM PARA SALVAR NO PINTEREST


Foto Capa | Imagem de Jill Wellington por Pixabay

Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!