Atualizado em janeiro de 2023
O passeio de barco ‘Orla ao Entardecer’ é uma das atrações mais legais em Belém. Uma viagem lúdica, musical e divertida, pela cultura do estado do Pará.
Não bastasse navegar na Baía de Guajará descobrindo novas paisagens e outros ângulos a partir do rio, o passeio de barco em Belém do Pará ainda nos leva a uma viagem pela história desse estado tão rico e acolhedor. E o melhor, com direito a muita animação, danças típicas e pôr do sol no rio Guamá.

A propósito, se é sua primeira vez na cidade, não deixe de ler: 15 dicas práticas para quem vai conhecer a capital do Pará!
PASSEIO DE BARCO EM BELÉM DO PARÁ: Orla ao entardecer!
#1 O embarque
A embarcação parte da Estação das Docas, um complexo gastronômico oriundo da revitalização da região portuária, super frequentado tanto por turistas quanto pelos belenenses.

Inclusive, se você quiser otimizar seu roteiro, aproveite para conhecer a Estação das Docas no mesmo dia do passeio de barco.

DICA VC: O embarque é tranquilo mas a fila já começa a ser formar uns quinze minutos antes. Então, se você quiser garantir um bom assento na parte superior perto da banda, se adiante.
+ Estação das Docas: Pôr do sol e gastronomia em Belém do Pará!
#2 Onde comprar e valor
Eu comprei o bilhete com algumas horas de antecedência no stand da empresa que fica na Estação das Docas mas, é possível (e aconselhável) comprá-lo pela internet, no site oficial da Valeverde Turismo por R$ 60,00 (valor em jan/2023).
+ O que fazer em Manaus: Encontro das Águas, botos, aldeia indígena + roteiro básico!
#3 Horários
A empresa oferece saídas de terça a domingo às 17h 30min.
+ Onde comer (e beber) em Belém do Pará!
#4 O passeio
O trajeto, que dura cerca de duas horas, é regado a música por uma banda ao vivo que embala as danças típicas do Pará.
É só começar a navegar que os músicos soltam os primeiros acordes para dar início ao show dos bailarinos. E, como não poderia ser diferente, começamos pelo Carimbó, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Entre as narrações sobre a origem e significado de cada ritmo, o guia, diga-se de passagem muito divertido, apresenta os pontos turísticos ao longo do caminho.

Além da Estação das Docas, passamos pelo Mercado Ver-o-peso, Forte do Presépio, Praça do Relógio, Feira do Açaí (que acontece na madrugada), Mangal das Garças, entre outros.
#5 O pôr do sol
E, finalmente, a hora mais esperada. O que é esse pôr do sol na região norte, minha gente! Um dos momentos mais emocionantes do passeio que, fica ainda mais perfeito embalado por canções clássicas da região. Algumas imagens desses momentos para você!

+ 10 motivos para conhecer (e se apaixonar) por Alter do Chão! O Caribe Amazônico!
#6 Avaliação
A condução e organização do passeio é muito bem feita e os anfitriões são muito divertidos. É aquele passeio turistão que a gente indica sem receio de errar. Sem dúvida, uma das mais legais (e emocionantes) atividades em Belém de Pará. Inclua esse passeio no seu roteiro! 🙂
+ Belém: 15 dicas práticas para quem vai conhecer a capital do Pará!
#7 Onde se hospedar em Belém do Pará
Na ocasião da minha visita a Belém, fiquei hospeda no Radisson Hotel Belém, localizado no bairro Nazaré e gostei bastante. O quarto é básico mas bastante amplo e o café da manhã é ótimo.
Há também outras opções com excelente localização como o Gran Mercure Belém, Golden Tulip Belém ou Tulip Inn Belem Batista Campos.
Para hospedagens mais em conta, inclusive hostels, faz uma busca na caixa de pesquisa abaixo para ter uma ideia da oferta e dos valores atualizados.
+ Sabores especiais do Pará: Sorveteria Cairu em Belém!
Rayane
janeiro 18, 2019Friend, estou devorando seus posts sobre o Pará.
Você acha que dá pra pedalar com as bikes lá? Ou passa muito barco?
Amei esse passeio. Já quero!
Viajante Comum
janeiro 22, 2019Rapaz, há lugares que passam muitos barcos, outros não. Mas não sei a viabilidade das bikes lá. Vale pesquisar porque seria lindo!
Lid
janeiro 17, 2019Esse post chegou em boa hora. Esse ano pretendo conhecer o Pará. Já favoritei ele aqui e vou ler os demais sobre o estado! =)
Viajante Comum
janeiro 18, 2019Que bom Lidi! Tem mais posts para sair! Antes de ir, dá uma passadinha aqui para ver as novidades! Você vai amar o Pará!
Marcia Picorallo
janeiro 15, 2019Que delícia deve ser este passeio, principalmente unindo paisagens com cultura local, adorei a dica!
Gabriela Torrezani
janeiro 15, 2019Fiz esse mesmo passeio em 2015 e adorei! É tudo lindo, o por do sol, as danças… Realmente um passeio imperdível para quem visita Belém 🙂
Ana Carolina
janeiro 10, 2019O norte realmente nos impressiona com sua diversidade. E que pôr do sol lindo! Ótimas dicas!
Angela C S Anna
janeiro 10, 2019é meu sonho conhecer o Pará, se der tudo certo farei esse passeio de barco em março!
Viajante Comum
janeiro 10, 2019Eitaaaa! Já ansiosa pelos vídeos lindosss sobre Belém do Pará, sobretudo sobre esse passeio de barco ao entardecer!
Alessandra Fratus
janeiro 8, 2019Esse é o melhor passeio de Belém, e da vida!!! Amo muito! Já fui duas vezes e foi divertidíssimo. Se você der sorte e embarcar com a Ana Cristina, melhor ainda! Altas risadas.
Viajante Comum
janeiro 8, 2019Esse passeio de barco em Belém me surpreendeu muito! O guia que fomos também era divertido demais mas já guardei o nome da minha xará para a próxima!
Susana - Viaje Comigo
dezembro 18, 2018Ainda não conheço Belém, mas quando for vou querer fazer esse passeio! Que interessante! Ganhou logo a minha atenção com as danças 😀
Viajante Comum
dezembro 19, 2018O passeio de barco em Belém é aquela atração que indico pra todo mundo! Faça mesmo!
marcela
dezembro 17, 2018Ahh como eu amo o Pará! Não fiz esse passeio justamente por pensar que fosse muito “turistão” pro meu estilo, mas com tanta música boa acho que eu teria gostado sim. Já fica anotado para a próxima viagem. Obrigada pelas dicas 🙂
Viajante Comum
dezembro 17, 2018Também fujo dos ‘turistões’ mas esse vale muito a pena! Na próxima ida a Belém, faça sim! 😉