Atualizado em março de 2021
A praia do Francês é aquele destino ideal para dar uma escapadinha de Maceió sem precisar se afastar muito da capital. E, como a infraestrutura da região vem melhorando bastante ao longo dos anos, a praia do Francês está cada vez mais apta a receber o viajante para muito mais que um bate e volta.
+ O que fazer em Maceió: Roteiro de 5, 6 e 7 dias (+ dicas valiosas)!
DICAS DA PRAIA DO FRANCÊS EM ALAGOAS
#1 Onde fica a praia do Francês
Localizada a pouco mais de 20km de Maceió (e a cerca de 45km do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares), a praia do Francês faz parte do município de Marechal Deodoro que, vale saber, foi a primeira capital da província de Alagoas.
#2 Como chegar a praia do Francês
É muito fácil chegar à praia do Francês. Basta sair de Maceió no sentido sul (AL 101 Sul) e, no acesso à Marechal Deodoro, virar a esquerda.
Deixei um mapinha abaixo, colocando como ponto de partida a Feirinha de Artesanato da Pajuçara e, como ponto final, o Hotel Ponta Verde na praia do Francês.
Se você estiver de carro alugado, assim que chegar às proximidades da praia do Francês, já vai avistar um amplo estacionamento.
Inclusive, alugar um carro para desbravar Alagoas é uma ótima ideia. Viajando em dupla ou com um grupo que possa contar com o ‘motorista da vez’, faça essa escolha.
E, claro, não esqueça sempre de conferir as ofertas na Rentcars e se eles estão com algum cupom de desconto ativo (sempre posto no grupo do Facebook).
As locadoras que costumo dar preferência na Rentcars são as seguintes: Foco, Unidas, Movida e Localiza.
+ Onde comer em Maceió: As melhores opções da cidade!
#3 A praia do Francês
A praia do Francês tem mar para todo gosto. Indo para o lado esquerdo, você estará diante da barreira de corais que, na maré baixa, forma uma grande e verde piscina natural.
Um mar calminho, ótimo para se banhar e ficar com as crianças. Olha só que delícia! Nesse dia da foto a maré nem estava tão baixa mas, ainda assim, estava desse jeitinho!
É nesse trecho onde estão concentrados a maioria dos bares, restaurantes e lojinhas de acessórios de praia, como biquínis, saídas de praia etc.
Por conta do maior movimento, é nesse lado onde também ocorre um maior assédio dos vendedores ambulantes.
Já caminhando para o lado direito, você estará em um trecho muito menos frequentado por banhistas, pois se trata de mar aberto. Nesse lado, mais surfistas, mais ondas, mais coqueirais, um ar mais selvagem.
Duas paisagens bem diferentes e uma do ladinho da outra! É só escolher!
+ O que fazer em Maceió: 10 melhores passeios (com valores médios!)
#4 Onde ficar na praia do Francês
Veja a tábua da maré e escolha ao menos dois dias para relaxar em uma das 5 melhores hospedagens na praia do Francês. Vamos a elas!
De frente para o mar, no Hotel Ponta Verde Praia do Francês (1) se seu perfil de viajante busca conforto e serviço diferenciado.
Para os viajantes que curtem pousadas aconchegantes, há também opções gostosinhas como Capitães de Areia Pousada (2), Pousada Lua Cheia (3), La Dolce Vita Pousada (4) e Pousada Sempre Graciosa (5).
Todas são opções aconchegantes e com ótima localização. A pousada La Dolce Vita Pousada é a única que fica só um pouquinho mais afastada mas, ainda assim, conseguimos ir tranquilamente caminhando até a praia quando nos hospedamos um fim de semana por lá.
+ Veja aqui outras opções de hospedagem na praia do Francês
#5 O que fazer na praia do Francês
1. Curtir a praia no lado dos corais |
Olhe a tábua da maré e dê preferência aos dias de maré baixa para curtir as piscininhas que se formam no lado da barreira de corais.
2. Fotografar no letreiro |
O letreiro “Eu amo o Francês” fica um pouco depois do Hotel Ponta Verde, caminhando para a esquerda. Esse registro não pode faltar!
3. Tomar uns drinks no Mamo |
O Restaurante Mamo oferece atendimento tanto no restaurante quanto na praia. O ambiente é agradável e espaçoso. Ideal para relaxar entre um mergulho e outro.
Os drinks da Casa são ótimos e, caso deseje almoçar por lá, deixo a dica do delicioso camarão cremoso no abacaxi!
4. Fazer esportes aquáticos ou passear de barco |
Passear de barco, ir até as piscinas naturais ou fazer esportes aquáticos como stand up, mergulho, caiaque, snorkelling e surfe são algumas das opções para quem não quer ficar parado.
5. Dar um pulinho no Centro Histórico de Marechal Deodoro |
Para quem gosta de diversificar as atrações durante a viagem, conhecer o Centro Histórico de Marechal Deodoro, tombado pelo Iphan desde 2009, será o combo perfeito.
Por aqui, você terá um pouco de história, arte e cultura, ao visitar igrejas do século XVII e XVIII, passear pelas ruas estreitas de casinhas coloridas, inclusive a que nasceu Marechal Deodoro da Fonseca (1º Presidente do Brasil), bem como o mercado de artesanato.
6. Conhecer os arredores |
Barra Nova, Gunga, Praia do Saco, Barra de São Miguel e Massagueira são algumas das opções que estão próximas a praia do Francês.
Vale a pena organizar um roteiro por esses lugares, sobretudo se você for ficar hospedado na praia do Francês por mais de uma noite. Será uma ótima maneira de explorar o litoral sul de Alagoas.
#6 Alugue um carro em Alagoas
Em Alagoas vale muito a pena alugar um carro! Tudo é pertinho e a gente fica muito mais livre, não precisando acordar muito cedo para ir aos passeios que são mais distantes.
Lembrando que a Rentcars oferece o serviço de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!
#7 Dicas importantes da praia do Francês
DICA VC1: Se você for visitar a Praia do Francês por conta própria saiba que, durante a semana, o assédio de vendedores é menor. Faço questão de informar isso pois se trata de um comentário frequente dos viajantes. De qualquer forma, não perca a paciência. São trabalhadores. Solte um sorrisão e agradeça.
DICA VC2: Como já mencionamos, a praia do Francês possui uma boa oferta de hotéis e pousadas, inclusive, muitos viajantes que buscam descanso, optam por ficar por lá. Mas, vale lembrar que a noite no Francês não é movimentada como em Maceió mas a infraestrutura vem melhorando bastante e já há algumas opções de lazer noturno aos finais de semana.
DICA VC3: Caso você esteja planejando alugar um carro (recomendo!), informo que ao entrar em Marechal Deodoro a via é duplicada e há um estacionamento bem do lado do Portal de boas vindas do Francês. Não tem erro.
Onde se hospedar em Alagoas
Em relação às hospedagens em Maceió e arredores, segue uma lista com opções em cidades do litoral norte e litoral sul.
+ Onde ficar em Maragogi perto das piscinas naturais (Galés)!
+ Onde se hospedar na Barra de São Miguel: Paraíso a 30km de Maceió!
+ Onde se hospedar em Maceió no bairro da Pajuçara: 10 opções para todos os bolsos!
+ Os melhores resorts de Maceió e arredores!
+ Onde ficar em São Miguel dos Milagres: Pousadas praia a praia!
Grupo no Facebook
Criamos um grupo no facebook para compartilhar experiências, tirar dúvidas e dividir dicas sobre o destino. Não deixe de entrar, sobretudo se MACEIÓ | MARAGOGI | RECIFE | PORTO DE GALINHAS e arredores, estiverem na sua lista! Só clicar no link e seja bem vindo! Se quiser, também pode chamar a gente pelo direct do Instagram!
Mais dicas de Alagoas
E agora que você já tem a lista das melhores praias de Alagoas, não deixe de conferir todas as dicas do estado e os passeios separadas por localidades no nosso GUIA COMPLETO DE ALAGOAS.
RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos)!
SEGURO VIAGEM
ALUGUE UM CARRO
HOTEL/HOSTEL/POUSADA
Siga nossas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
PINTEREST | TWITTER
ESTÁ NO PINTEREST? SALVE A IMAGEM NO SEU PERFIL!
Foto Capa | Cris Andrade
Deixe seu comentário!