Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

TOP 10 – AS MELHORES PRAIAS DE MACEIÓ E ALAGOAS!

Que Alagoas é o paraíso das águas, isso todo mundo já sabe! Mas quais as melhores praias do litoral alagoano? Quais ficam mais próximas a Maceió? E quais praias merecem mais que um simples bate-e-volta?  

Isso é o que vamos te responder nesse post. Afinal, estivemos em cada uma delas e vai ser um prazer saber que mais pessoas vão poder conhecê-las.

Lembrando que, se você já estiver com sua viagem marcada, não deixe de dar uma lida  no TOP 10 – Os melhores passeios em Maceió


1. PRAIA DA PAJUÇARA

Localizada na coração da zona urbana da capital. É um misto de bairro turístico, residencial e comercial, ou seja, tem de tudo. É lá onde estão as melhores hospedagens, as feirinhas de artesanato e a piscina natural.

 

as melhores praias de maceio e alagoas

Praia de Pajuçara

os melhores bairros para se hospedar em maceio

Orla de Pajuçara e Ponta Verde

DICA VC: Um pouco depois da feirinha já começa a Ponta Verde que, aos domingos, fecha um trecho da rua principal, podendo circular apenas pedestres, bikes, patins etc. Lopana e Kanoa são os bares mais descolados desse trecho. Em frente a essas barracas fica a melhor localização para alugar cadeiras e sombreiros. Ah! Espere o pôr do sol!  

as melhores praias de maceio e alagoas

Praia de Ponta Verde

Onde se hospedar | Para nós, a Praia de Pajuçara é a melhor localização para se hospedar, sobretudo se é a sua primeira viagem para a capital de Alagoas. Seguem aqui algumas sugestões: Best Western Premier Maceió, Hotel Praia Bonita, Hotel Brisa Praia e  Hotel Mercure. Veja outras opções aqui!


2. PRAIA DE IPIOCA

Impossível estarmos em Maceió e não darmos uma passadinha na praia de Ipioca. A 30 km do Centro da capital, no sentido norte, o bairro guarda essa delícia para nós. 

as melhores praias de maceio e alagoas

Praia de Ipioca vista da Barraca Hibiscus

DICA VC: Se seu perfil é curtir a praia num bar com boa infraestrutura, procure a Barraca Hibiscus  que fica dentro do condomínio Angra de Ipioca. Mas, se seu objetivo for por a canga na areia e se jogar no mar, basta passar pela lateral do bar para ter acesso direto à praia. Optando pela barraca você pagará um valor fixo pelo day-use + consumação. 


3. PRAIA DE GARÇA TORTA

A 15 km do Centro de Maceió (de uber dá em torno de R$25), está o bairro da Garça Torta que cresceu como recanto dos boêmios e escritores. E, ainda hoje, permanece com essa atmosfera alternativa. Nós adoramos.

as melhores praias de maceio e alagoas

Maré baixa na Praia de Garça Torta, em Maceió.

Frequentada basicamente por moradores da região, a praia de Garça Torta começa a ser descoberta pelos turistas. De carro,  basta colocar o GPS para ir até o Milk Bar. Pode entrar pelo bar para chegar à praia. 

DICA VC: Não deixe de conhecer o bar do Carlinhos. Uma vibe ótima, peixe fresco e pop rock aos domingos ou no dia que o Carlinhos quiser, rs. 

Onde se hospedar | Se você está buscando mar tranquilo e descanso, talvez a praia de Garça Torta seja uma excelente opção para você, sobretudo se não estiver disposto a fazer uma maratona de passeios. Assim, deixo aqui duas opções de hospedagem, a Pousada Residencia Duna Paraíso e o Paraíso da Garça Hostel. Ambos, com nota superior a nove na avaliação dos usuários do Booking.


4. PRAIA DO FRANCÊS

Chegou a ser o xodó dos turistas por muitos anos e por isso há muitas pousadas na região. Acredito que é uma das mais frequentadas no litoral sul, sobretudo por estar bem próxima à capital. Merece sua visita! Reserve, de preferência, um dia útil, pois aos finais de semana fica bem mais movimentada e o assédio de vendedores é maior.

as melhores praias de maceio e alagoas

DICA VC: Há passeios de receptivo que te levam ao Francês, Barra de São Miguel e Gunga num único dia. Se for ficar pouco tempo na cidade, é o tour que mais recomendamos.


5. PRAIA DO GUNGA 

‘Tem que ir’. Esse seria o melhor resumo, rs… A praia do Gunga tem vários atrativos: é uma praia adjacente a uma lagoa (Lagoa do Roteiro), possui uma das falésias mais bonitas do Estado (que você pode chegar de buggy ou quadriciclo) e muitas atividades aquáticas (veja mais aqui).

DICA VC: Não deixe de visitar o mirante da Praia do Gunga e ter essa vista incrível de centenas de coqueirais (R$ 3,00).

as melhores praias de maceio e alagoas

Mirante do Gunga

Onde se hospedar | Para ficar pertinho da Praia do Gunga, nossa sugestão é o Gungaporanga Hotel que fica na Barra de São Miguel e a 10 minutos do Gunga e da Lagoa do Roteiro.

Aproveita e segue nossa página!


 6. PRAIA DE CARRO QUEBRADO

A Praia de Carro Quebrado fica no município da Barra de Santo Antônio, a aproximadamente 45km de Maceió. Simplesmente linda! A infraestrutura ainda não é generosa mas valeu cada segundo que passamos lá.

as melhores praias de maceio e alagoas

DICA VC: Assim que chegar contrate um buggy e vá até as falésias de areia colorida. Você vai sair encantado.


7. PRAIA DA BARRA DE SÃO MIGUEL

Começou sendo explorada pelos maceioenses como cidade de veraneio. Aos poucos foi se tornando roteiro turístico e oferecendo infraestrutura mais arrojada.

DICA VC: Indicamos o delicioso passeio de lanchinha saindo da Barra de São Miguel até a Praia do Gunga (veja aqui!).

as melhores praias de maceio e alagoas

Praia da Barra de São Miguel

DICA VC: Na volta, pare para almoçar na Massagueira às margens da lagoa Manguaba enquanto o sol se põe.

Onde se hospedar | Na Barra de São Miguel há várias opções de hospedagem. Entre elas, o Village Barra Hotel, o Kenoa Exclusive Beach Spa & Resort e opções mais simples como a Pousada Sete Mares.


8. PRAIA DO PATACHO e PRAIA DA LAJE

Dobradinha de beleza. Páreo duríssimo! Ambas estão localizadas no município de Porto de Pedras, vizinho a São Miguel dos Milagres. Cada vez mais visitadas por quem busca tranquilidade, águas mornas, brisa e praia praticamente exclusiva. A maioria de suas hospedagens é composta pelas famosas pousadas de charme. 


9. PRAIA DE SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

Caiu no gosto dos turistas e só depois no gosto dos alagoanos, que aos poucos começam a visitar esse cantinho abençoado de beleza. Ainda assim, são praias com pouquíssimo movimento. Ganhou visibilidade após a concorridíssima festa de reveillón e da visita de famosos como Luciano Huck e Grazi Massafera.

as melhores praias de maceio e alagoas

Vista do Mirante de São Miguel dos Milagres

As Praias de Porto da Rua (Distrito de Milagres), Milagres, Patacho e Laje podem ser visitadas simultaneamente, pois todas ficam em São Miguel dos Milagres ou em Porto de Pedras (município vizinho à Milagres). Há transfers em Maceió que oferecem o passeio de um dia por essa região. Corrido mas dá pra ter um gostinho.


10. MARAGOGI

As piscinas naturais de Maragogi são tão procuradas e amadas que acabaram ganhando o título de Caribe Brasileiro! É a nossa queridinha e não poderia ser diferente. 

Mas não é só isso. Há muito mais a se fazer em Maragogi (veja aqui). E, além das famosas piscinas naturais, a cidade possui praias de cair o queixo (veja aqui). Contudo, muita gente não consegue conhecê-las porque opta por fazer o típico bate e volta de Maceió ou Recife. Desse jeito não dá tempo mesmo. É sair cedão, ir direto pras piscinas naturais e retornar na sequência.

as melhores praias de maceio e alagoas

Praia de Antunes, uma das mais bonitas de Maragogi

Sabemos que nem todo mundo viaja com a disponibilidade de tempo que gostaria, então, dizemos o seguinte, se não der, faça o bate e volta. Mas se der, vá para Maragogi com calma e fique pelo menos uns dois dias. As praias de Antunes, Burgalhau e tantas outras estarão te esperando de braços abertos! 

ONDE SE HOSPEDAR  EM MACEIÓ 

As melhores hospedagens em Maceió, considerando a localização, estão na Praia de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Há algumas ótimas opções como o Ritz Lagoa da Anta ou o Jatiúca Resorts e, outras mais em conta, como o  Holiday Inn e o Hotel Praia Bonita! Pesquise outras opções  aqui!


VALE A PENA ALUGAR UM CARRO?

Sempre rodamos por Alagoas de carro. Tudo é pertinho. A gente fica muito mais livre e não precisa acordar de madrugada para ir aos passeios mais distantes. A Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!


+ POSTS DE ALAGOAS

Maceió |

Barra de São Miguel e Gunga |

Barra de Santo Antônio |

Jequiá da Praia |

Marechal Deodoro |

Maragogi |

Piaçabuçu |


Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST  |  GOOGLE +TWITTER

39 Responses
  • Éden
    abril 25, 2018

    Saudades de Alagoas….. que lugar lindo é esse.

    A praia de São Miguel é um paraíso.

    Gostei muito do artigo e as dicas. Lindas fotos.

    • Viajante Comum
      maio 3, 2018

      Ahhh! Fico feliz! Alagoas é realmente muito lindo! Abração!

  • Joelma
    setembro 27, 2017

    Dicas super valiosas. Para quem não conhece os lugares, vocês são uma boa referência. Parabens!

  • Fabio Pastorello
    agosto 29, 2017

    Já ansioso para essa viagem. Adorei as dicas e as fotos, nossa, estão lindíssimas. Parabéns!

  • cristiane leal monteiro
    agosto 9, 2017

    Ola pessoal otima materia !! Vou conhecer esse lindo local mas infelizmente nao tenho muitios dias (estou sem ferias kkk)…Vou dia 30 agora ,ficarei em ponta verde,ja incluso Maragogi e so terie mas 3 passeios para escolher !! POdem me ajudar ,poisn sao tantas riquezas estou perdida em escolher,

    • Viajante Comum
      agosto 9, 2017

      Olá!!! Então… Um dos dias você poderia ir para o Gunga! É um passeio que muitas empresas fazem saindo de Maceió, parando pra fotos no Francês, depois parando na Barra de São Miguel e depois indo pro Gunga! Da Barra de São Miguel eles sugerem que vc vá até o Gunga de lanchinha. Faça isso, é uma delícia! Lá no Gunga você tem que ir até as falésias (quadriciclo ou buggy), não deixe de fazer esse também! E, na volta, tem que passar no mirante do Gunga! Pronto! Um dia fechadinho!

      A sugestão nº 2 é um passeio até a Foz do Rio São Francisco. É um passeio super tranquilo, então, veja se esse é seu estilo. Vai até Piaçabuçu, lá pega um barco e navega no Rio São Francisco até as Dunas, fica por lá, toma banho e tals e depois volta pra almoçar.

      A sugestão nº 3 é São Miguel dos Milagres mas pra ser legal mesmo você tem que chegar lá e fazer o passeio de buggy que vai te levar na Praia do Patacho e Lage.

      E mais uma opção pra substituir alguma das 3, seriam as Dunas de Marapé. Poucas pessoas fazem esse passeio mas eu acho lá super bonito. Mar de um lado e rio do outro! Espero que tenha ajudado! Você vai amar o estado!

  • Luana
    agosto 2, 2017

    Adorei o post!! Tenho uma dúvida, vou ficar 7 dias em Maceió e 2 e Maragogi, dá tempo de conhecer todo o litoral nestes dias? Quero descer até a Foz do São Francisco.

    • Viajante Comum
      agosto 2, 2017

      Olá, Luana! Então… todo o litoral você teria que ficar um pouco mais de tempo… Mas me diga uma coisa, você estará viajando de carro ou vai usar os serviços de transfer? Indo de carro, dá pra aproveitar bem o tempo. Como você vai para Maragogi, dá pra percorrer o litoral norte fazendo paradas, então seria legal botar mais 1/2 dia na lista. E, no litoral sul, temos Gunga, Barra de São Miguel, Dunas de Marapé e outras coisas até você pegar o caminho para a Foz em Piaçabuçu (que não tem nada a ver com os Cânios que ficam bem mais distante). Lembrando que você deve planejar sua ida a Maragogi de acordo com a tábua da maré caso queira ir até a piscina natural. Beijos!

  • Camila
    julho 18, 2017

    Ola , vou em dezembro ficar só 7 dias .
    Quero tentar conhecer tudooo, qual o roteiro vc indica ?
    Ficar 2 dias em maceio + 2 em porto das pedras + 3 maragogi ??
    Ou
    3 porto das pedras + 2 maragogi ?
    Levando em conta quisito beleza das praias ?? Me ajudeeeeee! hahahaha

    • Viajante Comum
      agosto 2, 2017

      Olá, Camila! Lá vai!
      2 dias em Maceió (um para ir à piscina natural da pajuçara e passear na orla, comer tapioca, curtir um barzinho e outro pra fazer o passeio francês+barra de são miguel+gunga);
      3 dias em Porto de Pedras para explorar São Miguel dos Milagres, Projeto Peixe Boi, Piscinas Naturais, Praia da Lage, Patacho e Toque por exemplo…);
      2 em Maragogi pra conhecer a cidadezinha e dá um pulo em Japaratinga que é do lado e o outro para ir até as piscinas naturais (se organize de acordo com a tábua da maré). Beijos!

    • Joelma
      setembro 27, 2017

      Olá Camila

      vou incluir algumas sugestões além das que o próprio site te passou.
      Litoral Norte tem as praias mais lindas de Alagoas, destaco São Miguel dos Milagres por ter conhecido pessoalmente e adotado como meu xodó.Recomendo também Patacho, Antunes e Lage por conhecer apenas por fotos e ter ouvido só elogios a respeito. Essas 3, irei conhece-las em Dezembro.
      O ponto forte do litoral norte são as belezas praianas, mas eu e as pessoas que costumo viajar não conseguimos ficar mais de 3 dias lá, porque é muito pacata e não tem muito o que fazer a noite.
      Já as praias da Orla de Maceió (pajuçara, ponta verde e jatiuca), também são lindas e tem agitação de dia, tarde e de noite. Eu amo, porque lá não falta opção pra nada.
      Então sugiro 3 dias no litoral norte e 4 em Maceio/litoral Sul. Se quiser conhecer Porto de galinhas/ Praia dos Carneiros terá que ficar 4 dias no litoral norte e 3 no litoral sul.
      No litoral Sul recomendo as praias: Barra de São Miguel e Coruripe. Francês eu acho muito agitada, apesar de charmosa por conta das lojas e Gunga acho que eles exploram demais os turistas, a areia de lá é quentíssima rs mal dá para pisar no chão.
      Para se ter uma idéia, sou tão fã da Cidade que estou voltando pela 6ªvez.
      Espero ter te ajudado. Tenho certeza absoluta que você vai amar. O site te deu dicas super valiosas.

      • Viajante Comum
        setembro 28, 2017

        Muitoooo obrigada pela contribuição! Adorei!

  • Olga
    janeiro 24, 2017

    Oi, eu estive em Maceió em 2014.
    Eu visitei a Praia Dunas de Marapé.

    Parece que quase ninguém conhece.
    Eu visitei todas essas que vocês mencionaram e a mais linda que eu achei foi a de Dunas de Marapé.

    • Viajante Comum
      janeiro 24, 2017

      Que legal, Olga!! Gosto muito de Marapé e vou com frequência pq tenho amigos na região! Bem lembrado! Vou encaixá-la no Top 15! 🙂

  • Camilla Kafino
    janeiro 21, 2017

    Ah, são sim! certeza que são. E preciso atualizar meu check list aí, tem pelo menos 4 dessas praias que ainda não conheço. Olha aí um excelente motivo para dar um pulinho nas Alagoas ?

  • Viajar pela história - Catarina Leonardo
    janeiro 21, 2017

    Já tinha lido uma resportagem sobre Alagoas numa revista de avião e fiquei com muito boa impressão. Confesso que não gosto de praias com predas, mas as restantes são lindas….

    • Viajante Comum
      janeiro 30, 2017

      Não faltam opções! Certeza que várias vão te agradar! Beijos!! 🙂

  • Adriana Magalhães
    janeiro 21, 2017

    Pra mim, a praia do Gunga é uma das mais lindas do Brasil!

  • fabioayubrasil
    janeiro 20, 2017

    Cris Criss!! Adorei o post!! Morro de saudade desses lugares!! Principalmente Maragogi! 😉

  • Viajante Móvel
    janeiro 20, 2017

    Adoro as praias de Alagoas. Morei alguns anos em Pernambuco e sempre ia para Maragogi, Japaratinga, são praias lindíssimas, sem contar a do Francês. Este post me fez voltar no tempo. Um abraço Sil Mendes

  • Não conheço Alagoas, mas só vejo coisas lindas de lá!
    Suas dicas as praias de lá só me fazem querer conhecer este estado!

    • Viajante Comum
      janeiro 30, 2017

      É tanto lugar pra conhecer e tão pouco tempo, não é mesmo?! Mas tenta encaixar! Você não vai se arrepender! 😉

  • Mariana
    janeiro 20, 2017

    Que post maravilhoso! Alagoas é linda! Quero voltar assim que possível e vou usar suas dicas!

    • Viajante Comum
      janeiro 30, 2017

      Obrigadaaa! E quando comprar as passagens só avisar que ajudaremos no que puder! Amamos muito a terrinha 🙂

  • Patricia
    janeiro 20, 2017

    Cada lugar lindo!!!
    Faz tanto tempo que fui pra Maceió, acho que to precisando voltar… haha

  • Marlise Vidal
    janeiro 20, 2017

    Alagoas tem tanta praia bonita que não é fácil escolher as mais top não é verdade!? Mas o post ficou bem legal, curti!
    Abs, Marlise

    • Viajante Comum
      janeiro 30, 2017

      Nãooo mesmooo! Uma vida inteira frequentando e ainda fiquei em dúvida! Mas a listinha saiu! 🙂

  • Adriana Magalhães
    dezembro 21, 2016

    Que delícia de post. Tô pensando em fechar minha licença sem vencimento em São Miguel dos Milagres. Uma semana de paz…

    • Viajante Comum
      dezembro 21, 2016

      Fechamento topppp Dri!!! A praia do patacho em Porto de Pedras (do ladinho de Milagres) também é uma excelente opção! Bjosssss!! 🙂

  • Luciana De Campos Assis
    dezembro 20, 2016

    Que delícia de post! Quase comprando uma passagem pra lá imediatamente.

  • Guaciara
    dezembro 20, 2016

    Adorei a lista e não conheço nem metade de sua lista! O litoral alagoano é maravilhoso!

    • Viajante Comum
      dezembro 20, 2016

      Que bom que gostou Guaciara! 🙂 O litoral alagoano é apaixonante, mesmo! Bjos!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *